A repercussão geral e a question prioritaire de constitutionnalité

efemérides em perspectiva comparada do Supremo Tribunal Federal e do Conseil Constitutionnel

Autores

  • Guilherme Mazarello University of Rio de Janeiro State (UERJ)
  • Guilherme Pupe University of Granada

Palavras-chave:

direito comparado, repercussão geral, question prioritaire de constitutionnalité, Supremo Tribunal Federal, Conseil Constitutionnel

Resumo

A análise comparada entre a “Repercussão Geral”, no Brasil, e a “Question Prioritaire de Constitutionnalité” (QPC), na França, revela um movimento convergente entre dois sistemas jurídicos sensivelmente diversos. Ambos os mecanismos têm buscado reforçar o controle de constitucionalidade e a proteção dos direitos fundamentais, cada qual a seu modo e consideradas as respectivas idiossincrasias. No Brasil, a Repercussão Geral transformou-se em um filtro recursal essencial que redefine a função do Supremo Tribunal Federal, aproximando-o de uma Corte de precedentes, enquanto na França, a introdução da QPC alterou significativamente o perfil do Conseil Constitutionnel, concedendo-lhe uma nova relevância institucional e um relevo até então inabitual à jurisdição constitucional francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Mazarello, University of Rio de Janeiro State (UERJ)

Masters in Constitutional Law from the University of Paris 1 (Panthéon-Sorbonne).
Masters in Procedural Law from the University of Rio de Janeiro State (UERJ).

Guilherme Pupe, University of Granada

Post-doc from the University of Granada, Spain. Ph.D. and Masters from Instituto Brasileiro de Ensino,
Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Brazil.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

MAZARELLO, Guilherme; PUPE, Guilherme. A repercussão geral e a question prioritaire de constitutionnalité: efemérides em perspectiva comparada do Supremo Tribunal Federal e do Conseil Constitutionnel. Civil Procedure Review, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 122–146, 2024. Disponível em: https://www.civilprocedurereview.com/revista/article/view/417. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos